Brinquedos da minha Infãncia

Brinquedos da minha Infãncia
My collection of toys

Jato Lda.

O Brinquedo Português
Roleta com sons
Bengala da arrasto "Plástico"
By Jato Lda
Made in Portugal



Basicamente a história deste fabricante de brinquedos português inicia-se em 1928 quando José Augusto Júnior começa por fabricar brinquedos em folha e madeira.

Em 1930 cria uma nova fábrica cabendo-lhe o mérito de ter sido o primeiro a fabricar um brinquedo com corda de fita em Portugal.

Descendendo directamente da antiga oficina de José Augusto Júnior, a Industrial de Quinquilharias de Ermesinde, afirmou-se desde a sua fundação em 1946 e até pouco depois do 25 de Abril de 1974 como a maior produtora industrial de brinquedos em Portugal.

Só para terem uma ideia na década de 50 cerca de 80 artífices já fabricavam em serie mais de uma centena de brinquedos.

Em 1955, já sob a marca JATO, inicia-se o fabrico de brinquedos em plástico e folha em novas instalações.

Nos anos 70, já sob a direcção dos filhos de José Augusto Júnior, a marca passa a denominar-se PEPE (Penela e Penela).

Em 1977 a PEPE passa a dedicar-se exclusivamente ao plástico.

José Augusto Júnior, um dos pioneiros e um dos mais geniais produtores de brinquedo em folha português, morre em 1984.

As actuais normas de segurança impediram que estes brinquedos continuassem a ser comercializados, tendo a sua produção sido descontinuada, sendo hoje objectos de colecção.

Neste momento recomeçaram a fazer de novo Táxis de Lisboa entre outros somente para lojas de brinquedos antigos e casas que revivam o espírito antigo de produtos nacionais, estes maravilhosos brinquedos deixam me uma grande saudade de outros tempos.

Actualmente a Pe-Pe ou Fábrica de Plásticos Jato, Lda., a sua denominação comercial, sobrevive graças à produção de material industrial, no entanto ainda fabrica brinquedos embora na sua maioria por encomenda.

Nos tempos áureos trabalhavam na Pepe cerca de noventa operários, hoje são cerca de nove incluindo os cinco sócios da empresa: Joaquim Alberto Penela, Júlio Penela, Benjamim Penela, Paulo Penela e Emanuel Penela.

Este último fez parte da capa do catálogo que se pode ver em cima na qual segura um avião e uma carroça, tinha na altura cerca de oito anos.

Em curso está um projecto em parceria com o Instituto Português de Museus com vista a criar o Museu do Brinquedo de Alfena que irá contar, possivelmente entre outros, com o espólio da PE-PE.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário